A Presidente do Primado Maria Aparecida Nalessio, recebeu no auditorio Adamastor em Guarulhos São Paulo, o titulo Comendadora da Ordem da Oxum, juntamente com outras outoridades presentes.
A deputada Janete Rocha Pietá recebeu no sábado (7), a medalha de Comendadora da Ordem de Oxum, oferecida pela União dos Adeptos das Religiões Afrobrasileiras (Uarab), em cerimônia realizada no teatro Adamastor.
De acordo com o Babalorixá Osvaldo Diniz Filho, Oxum foi a primeira mulher a defender os direitos das mulheres, por isso, todas as homenageadas são um pouco a representação deste orixá e merecem com toda a certeza tornarem-se reais Comendadoras da Ordem de Oxum. “Esta medalha também é oferecida às mulheres de fibra das religiões de matrizes africanas.
“Diante desta homenagem, acho importante que se cumpra o artigo 5º da Constituição Federal que diz, entre outras coisas: “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”. A parlamentar também ressaltou que onde vai coloca a importância das mulheres de origem quilombola.
Além das mulheres de fibra das religiões de matrizes africanas, também foram homenageadas Edna Roland, da Coordenadoria da Mulher e da Igualdade Racial, Patrícia Santos, professora de História da África da USP, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário