sexta-feira, 1 de março de 2013

Sou Umbandista e respeito a natureza

A maioria dos terreiros fazem despachos na mata, na cachoeira, no mar, no cemitério, nas encruzilhadas. Muitas vezes esses despachos tornam-se poluidores da natureza, dependendo da forma como são feitos podem agredir mananciais e destruir florestas. Todo cuidado deve ser tomado pelo zelador de cada casa para que esses fatos não aconteçam. As entregas devem conter somente alimentos que são absorvidos pela natureza. Objetos poluidores não devem ser deixados em nenhum desses lugares.
Objetos que poluem: copos de vidro, garrafas, pratos de louça, alguidár, quartinha, tigelas de porcelana, taça de vidro, imagens de gesso ou de louça. Não se desfazem na natureza.
Objetos que destroem a mata: velas acesas em troncos de árvores. Uma vela é o suficiente para destruir uma floresta inteira.
Independente da prática religiosa, tal ato de devoção é antes de tudo exercido em um ambiente populado por inúmeros outros indivíduos com opiniões divergentes nesse sentido. É necessário ter em mente também que tais práticas devem ser feitas de forma moderada e mantendo também uma relação de respeito e preservação do meio ambiente. Observando que grande parte dos despachos que são feitos em cemitério, logo em seguida, são retirados e jogados no lixo por funcionarios, deixando assim o ambiente limpo e sem qualquer tipo de poluição.

A natureza é uma criação divina, vamos respeitar esse presente que o Pai nos deu....quem ama o Orixá ama a natureza e preserva sua casa...trabalhem com itens biodegradáveis, substituam pratos e alguidares por folhas de bananeira ou mamona, coités e copos de vidro por cascas de frutas como o maracujá ou abacate...tenham em mente que Orixás e Guias não usam garrafas Pet, de vidro nem latas de alúminio. Natureza é um campo vibratório em que atua os Orixás, são um bem comum de todas as religiões e de toda a humanidade, vamos mostrar nossa fé sem sujar esses locais modificando assim, a forma de como a sociedade nos enxerga como praticantes de nossa amada religião.
  Nosso Saravá Fraterno a todos!!